Descubra como a nova Base Nacional Comum Curricular inclui a Computação como componente obrigatório e veja como sua rede pode se adaptar.
A BNCC da Computação foi instituída pelo CNE e estabelece que a Computação se torna um componente obrigatório nos currículos escolares da Educação Básica. Organizada em três eixos — Pensamento Computacional, Cultura Digital e Mundo Digital — ela busca desenvolver competências essenciais para o cidadão do século XXI.
Foca na compreensão do funcionamento das tecnologias digitais, incluindo conceitos como redes de computadores, computação em nuvem, dispositivos digitais e sistemas operacionais. O objetivo é capacitar os estudantes a entenderem e utilizarem as tecnologias de forma crítica e eficiente.
Mundo Digital
Aborda aspectos éticos, sociais e culturais relacionados ao uso da tecnologia, como segurança na internet, privacidade de dados, cidadania digital e o impacto da inteligência artificial na sociedade. Este eixo visa promover o uso responsável e consciente das tecnologias digitais.
Cultura Digital
A BNCC insere o pensamento computacional como uma habilidade-chave a ser desenvolvida desde os primeiros anos escolares.
Essa competência estimula os alunos a resolverem problemas de forma lógica, criando soluções por meio da análise, identificação de padrões e construção de algoritmos. Mais do que ensinar tecnologia, a proposta é formar estudantes autônomos, criativos e preparados para os desafios do mundo digital.
Pensamento Computacional
A implementação da BNCC da Computação nas escolas vai muito além de simplesmente cumprir uma exigência legal. Ela representa uma transformação fundamental na forma como preparamos nossos estudantes para o futuro.
A BNCC da Computação promove habilidades essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas complexos, colaboração e criatividade. Estas são competências altamente valorizadas no mercado de trabalho atual e futuro, preparando os estudantes para profissões que ainda nem existem.
Desenvolvimento de competências para o século XXI
A aplicação da BNCC da Computação incentiva uma cultura de inovação, experimentação e aprendizagem ativa. Professores e alunos passam a trabalhar em projetos colaborativos e interdisciplinares, tornando o aprendizado mais significativo e engajador.
Transformação da cultura escolar
Ao democratizar o acesso ao conhecimento computacional, a BNCC contribui para diminuir o abismo digital entre estudantes de diferentes contextos socioeconômicos. Isso é fundamental para garantir equidade educacional e oportunidades mais igualitárias.
Redução da desigualdade digital
Estudos mostram que alunos expostos ao pensamento computacional tendem a melhorar seu desempenho também em outras disciplinas, como matemática e ciências. O raciocínio lógico e a capacidade de decomposição de problemas beneficiam todas as áreas do conhecimento.
Melhoria no desempenho acadêmico geral
Abre-se a possibilidade de parcerias com empresas de tecnologia, universidades e outros atores externos, enriquecendo a experiência educacional e aproximando a escola do mundo real.
Conexão com a comunidade e o mundo do trabalho
A implementação da BNCC da Computação estimula métodos avaliativos mais dinâmicos, focados em projetos, portfólios e demonstrações práticas, indo além das provas tradicionais e valorizando diferentes formas de aprendizado.
Novos modelos de avaliação
Entender a BNCC é o primeiro passo. Agora, chegou a hora de transformar essas diretrizes em prática pedagógica eficaz, com apoio de tecnologia e projetos integradores.
O ETC 360 é um material didático completo que desenvolve todas as habilidades da BNCC da Computação, nos três eixos: Pensamento Computacional, Cultura Digital e Mundo Digital.
ETC representa Educação, Tecnologia e Construção, uma proposta que une conteúdo, prática e criatividade com intencionalidade pedagógica.
A Microkids com mais de 25 anos de história, aprovada em todo o Brasil e totalmente alinhada à BNCC da Computação.
O ETC Box 360 oferece projetos que desenvolvem todas as habilidades da BNCC em Computação — com atividades maker, robótica, programação, cultura digital e mais.
O ETC 360 é um material didático completo que desenvolve todas as habilidades da BNCC da Computação, nos três eixos: Pensamento Computacional, Cultura Digital e Mundo Digital.
ETC representa Educação, Tecnologia e Construção, uma proposta que une conteúdo, prática e criatividade com intencionalidade pedagógica.
O ETC 360 atende às diretrizes curriculares e impulsiona a criatividade e a inovação, tornando a educação uma experiência prática, envolvente e integradora.
Entenda como a BNCC da Computação transforma o ensino e como o ETC 360 da Microkids atende a essas diretrizes com inovação e propósito.
O ETC 360 estimula a criatividade e o pensamento computacional com projetos integradores que combinam tecnologias plugadas, desplugadas e práticas maker. A proposta promove a autoria, a resolução criativa de problemas e a construção de soluções reais, transformando o aluno em protagonista do processo de aprendizagem.
A computação é uma ferramenta para potencializar o conhecimento em várias áreas. ETC 360 integra tecnologias inovadoras, permitindo que os alunos construam, simulem e programem de forma prática e colaborativa.
A BNCC enfatiza a importância de formar cidadãos críticos e éticos no mundo digital. ETC 360 promove uma educação consciente sobre o uso responsável da tecnologia, preparando os alunos para os desafios sociais e éticos do ambiente digital.
Formação Crítica, Ética e Cidadã
Tecnologia como Ferramenta de Aprendizagem
Inovação e Criatividade
O ETC 360 atende às diretrizes curriculares e impulsiona a criatividade e a inovação, tornando a educação uma experiência prática, envolvente e integradora.
Formação para professores
Avaliação por habilidade
Projetos prontos e guiados.
Kit pedagógico + acesso digital
Entenda como a BNCC da Computação transforma o ensino e como o ETC 360 da Microkids atende a essas diretrizes com inovação e propósito.
Inovação e Criatividade
O ETC 360 estimula a criatividade e o pensamento computacional com projetos integradores que combinam tecnologias plugadas, desplugadas e práticas maker. A proposta promove a autoria, a resolução criativa de problemas e a construção de soluções reais, transformando o aluno em protagonista do processo de aprendizagem.
Tecnologia como Ferramenta de Aprendizagem
A computação é uma ferramenta para potencializar o conhecimento em várias áreas. ETC 360 integra tecnologias inovadoras, permitindo que os alunos construam, simulem e programem de forma prática e colaborativa.
Formação Crítica, Ética e Cidadã
A BNCC enfatiza a importância de formar cidadãos críticos e éticos no mundo digital. ETC 360 promove uma educação consciente sobre o uso responsável da tecnologia, preparando os alunos para os desafios sociais e éticos do ambiente digital.
Avaliação por habilidade
Projetos prontos e guiados.
Formação de professores
Kit pedagógico + acesso digital
"Em um mundo cada vez mais digital, o letramento digital se torna uma habilidade essencial para todos. Como educadores, temos a responsabilidade de preparar nossos alunos para navegar com segurança e criticidade nesse ambiente. Na Bett Educar 2025, vamos explorar juntos as melhores práticas e ferramentas para promover o letramento digital em sala de aula, capacitando nossos alunos a se tornarem cidadãos digitais conscientes e participativos".
Lisalba Camargo
Lisalba Camargo
"Em um mundo cada vez mais digital, o letramento digital se torna uma habilidade essencial para todos. Como educadores, temos a responsabilidade de preparar nossos alunos para navegar com segurança e criticidade nesse ambiente. Na Bett Educar 2025, vamos explorar juntos as melhores práticas e ferramentas para promover o letramento digital em sala de aula, capacitando nossos alunos a se tornarem cidadãos digitais conscientes e participativos".
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